Avulsão dentária, é um termo usado na odontologia que se refere a um dente que foi deslocado por completo, do seu devido lugar na arcada dentária (dente avulsionado).
Esse tipo de trauma, atinge com mais intensidade o sexo masculino em relação ao feminino, e afetam mais freqüentemente crianças de 7 à 11 anos de idade, quando os dentes anteriores permanentes estão erupcionando na cavidade bucal.
Diante deste tipo de trauma, deve ser esclarecido que o prognóstico do tratamento está diretamente ligado ao tempo em que o dente permanecer fora de sua posição ou seja, fora de seu lugar na arcada dentária, até o momento de ser atendido por um profissional e ser realizado o reimplante do mesmo. Portanto, quanto mais rápido o dente for reimplantado, melhor será o prognóstico do caso.Mediante um trauma seguido de avulsão dentária, você quando presente ao fato, primeiramente deve se preocupar em salvar o dente!!! É claro, depois de socorrido a criança ou adulto.
Quando um dente é avulsionado, o seu reimplante pode ser feito no próprio local em que ocorreu o acidente, assim o prognóstico do paciente se tornará mais favorável. Isso seria bem melhor do que se espera-se que o paciente fosse transportado para um local apropriado para o tratamento. Assim, é importante que se tenha conhecimento dos passos necessários à serem seguidos:
- Localizar o dente avulsionado
- Segurar o dente pela coroa jamais pela raiz
- Se o dente estiver sujo, enxaguar em água fria corrente ou em soro fisiológico
- Se estiver limpo, nada deve ser feito caso for reimplantado no momento
- É proibido que se use qualquer tipo de agente de limpeza
- Também não se deve fazer uso de escovas de dente para limpa-lo
- Limpar a boca, somente com água, antes de reimplantar o dente
- Recoloque o dente em posição na arcada e mantenha-o com leve pressão enquanto o paciente é trazido a um consultório odontológico.
- Manter o dente úmido durante o transporte ao consultório: ® De preferência na boca do paciente entre a bochecha (nunca em crianças)® Ou imerso em meio líquido: leite, soro fisiológico, saliva ou água gelada.
- Procurar o dentista imediatamente, dentro de + ou – 30 minutos, no máximo após o acidente.
Algumas medidas preventivas são eficientes para reduzir, ou até mesmo eliminar, a prevalência dos traumas dentários:
Uso de cintos e assentos de segurança nos automóveis
Na prática de esportes de risco, não esquecer dos equipamentos de proteção, com protetores bucais, joelheiras, cotoveleiras, capacetes e goteiras.
Observar se a criança apresenta protusão dos dentes incisivos superiores, pois isso à torna mais vulnerável aos traumas dentais
Sempre ter um adulto com as crianças quando estão brincando na piscina, ela é um dos locais com gtande índice de trauma dentário
Os parquinhos das escolinhas e plays também são armas nas mãos das crianças , quando não supervisionadas
Os passeios de bicicleta devem ser acompanhados sempre pelos adultos e o uso de capacete é recomendado.
Pode acontecer mediante a um trauma, a fratura de um ou mais dentes, ou seja, o dente não é avulsionado e sim "quebrado". Neste caso, a criança, ou o adulto, devrá ser lavado imediatamente ao seu dentista, onde será submetido a um exame clínico detalhado e uma completa anamnese do fato ocorrido, obtendo então um correto tratamento imediato e um prognóstico do caso pelo profissional. Neste tipo de trauma com fragmentação do elemento dentário ( o dente), o mesmo deve ser imediatamente colocado em soro fisiológico ou leite, para tentar o procedimento clínico de colagem pelo profissional
Artigo de Dr. José Antonio Martins
Odontologia do trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário