segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TESTE DA SALIVA PODE EVITAR VÁRIAS DOENÇAS


Pouca gente sabe, mas os dentistas podem fazer um exame que previne uma série de doenças. 

O dentista sempre examina os dentes, a gengiva, mas raramente se preocupa com a saliva do paciente. A maioria das pessoas nem sabe que existe um exame de saliva, que é simples, rápido e importante.

A coleta da saliva é feita na cadeira do dentista mesmo. O resultado diz muito sobre a saúde do paciente; indica se ele tem predisposição para desenvolver várias doenças.

Saliva grossa demais, por exemplo, costuma favorecer a proliferação de bactérias que causam gastrite. Pessoas com a saliva grossa também têm mais propensão a ter mau hálito. Já a saliva fina pode provocar rouquidão, aftas e infecções recorrentes da garganta. A falta de saliva é outro problema comum e pode causar ardência na boca, sapinho, e faringite.

“A primeira linha de defesa da boca é a saliva. Nela nós temos substancias que ajudam na defesa local e sistêmica”, explica a dentista Denise Pinheiro da Rocha, pesquisadora da Universidade de Brasília. Um levantamento feito por ela confirma que o exame não é rotina nos consultórios da rede pública nem nos particulares. Foram ouvidos dentistas do país inteiro, e apenas 7% deles responderam que  que costumam fazer o teste. 

“O profissional que faz o exame da saliva vai fazer um diagnóstico precoce desses problemas e melhorar e muito a qualidade de vida do paciente”, explica a pesquisadora. “Com relação ao serviço público de saúde, também poderia representar uma economia para o país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário