terça-feira, 9 de outubro de 2012

O TABAGISMO E A SAÚDE BUCAL



Estudo realizado pela USP mostra ainda que a higiene oral completa, incluindo o uso de enxaguatórios, pode retardar o surgimento de doenças bucais.

Muitas vezes assuntos importantes relacionados à boca são pouco lembrados, entre eles, estão os impactos nocivos do cigarro à saúde bucal. Você sabia que, além das manchas nos dentes, o fumante apresenta maior chance de desenvolver doenças e complicações bucais do que os não fumantes?
Questões como essa, foram respondidas pelo Prof. Dr. Cláudio Mendes Pannuti, professor da Disciplina de Periodontia do curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores de uma pesquisa – realizada em 2010 e publicada em 2011 – feita com 52 fumantes da capital paulista, que comprova os malefícios causados pelo tabaco aos dentes. “O fumo pode aumentar em até sete vezes o risco de periodontite, doença que causa perda do suporte ósseo e que sem tratamento leva à perda do dente. Os fumantes também apresentam mais halitose, manchas dentais e têm mais chance de desenvolver câncer de boca”, afirma Pannuti.
Os participantes da pesquisa receberam ao mesmo tempo tratamento não cirúrgico periodontal e tratamento para cessação do tabagismo. “Após um ano, somente 17 participantes pararam de fumar. Apenas estes apresentaram melhora significativa na gengiva, comprovando que os riscos das doenças bucais diminuem quando não há o uso do tabaco”, comenta Dr. Pannuti.

Prevenção
O cuidado com a higiene bucal se faz necessário para todos, mas os fumantes devem se atentar ainda mais. A pesquisa, além de comprovar a associação do tabagismo às doenças orais, também ressalta os benefícios que uma limpeza bucal completa proporciona para os pacientes fumantes. “A prevenção é a maneira menos dolorida e mais econômica de cuidar da boca. A higiene poupa uma série de doenças e cabe aos fumantes manter diariamente sua boca saudável por meio dos três passos básicos: a escovação, o uso do fio dental e também do enxaguatório”, afirma.
Ainda de acordo com Pannuti os dentistas têm um papel fundamental de auxílio aos pacientes fumantes. “Estudos comprovam que 49% dos pacientes desejariam receber ajuda para parar de fumar, juntamente com o tratamento dentário, por isso cabe aos profissionais esclarecem dúvidas e orientá-los quanto aos danos causados pelo tabaco na saúde oral”, ressalta.
Preocupada com a saúde e bem-estar de seus consumidores e com a comprovação dos benefícios de seus produtos junto aos dentistas, a Johnson & Johnson reforça que apoia iniciativas como essa, que tem como intuito esclarecer e reforçar a importância da higiene bucal no Brasil.
Fonte: www.jnjbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário