terça-feira, 25 de junho de 2013



AFTAS... NOVAMENTE

As úlceras aftosas surgem na mucosa bucal como pequenas lesões vermelhas que rapidamente se transformam em úlceras cobertas com uma membrana amarela- acinzentada e nesta fase se tornam também dolorosas.


As aftas, geralmente, duram em torno de 7 a 14 dias e vão desaparecendo gradativamente, dependendo do fator que desencadeou a lesão.
As aftas são mais freqüentes em pessoas na faixa de 20 anos.
Não se sabe muito bem a origem dessas lesões, porém inúmeros fatores tem sido sugeridos, como traumas (próteses mal adaptadas, que machucam a mucosa, mordida de lábios, língua e bochechas), infecções bacterianas, alterações hormonais, ingestão de alimentos ácidos e ou cítricos, problemas estomacais, distúrbios psicológicos, diminuição de respostas de defesa do organismo, deficiências nutricionais, entre outros.

O tratamento das úlceras aftosas geralmente consiste em aplicação tópica de pomadas antiinflamatórias e antimicrobianas além de bochechos diários com soluções anti-sépticas. Atualmente, também tem se usado, com bastante sucesso, uma terapia com laser de baixa potência, que acelera as respostas do organismo frente à lesão e reduz o tempo de duração das aftas, diminuindo também as sensações de dor. Essa terapia é feita em média de 2 a 4 sessões, com intervalos de 24 horas entre elas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário