segunda-feira, 28 de maio de 2012

BANCO DE DENTES HUMANOS


A divulgação do BDH é de fundamental importância para o seu crescimento e para o desenvolvimento de suas funções. Com a divulgação consegue-se valorizar a importância do dente, aumentar o número de doações e, conseqüentemente, o número de atividades realizadas com dentes (como pesquisas e estudos laboratoriais pré-clínicos) e diminuir o comércio de dentes.
As fontes de arrecadação podem ser as mais variadas: clínicas particulares, postos de saúde, clínicas da própria faculdade ou instituição de ensino, hospitais, graduandos, pesquisadores e a população em geral. Deve-se ressaltar que o dente, como qualquer outro órgão do corpo humano, somente poderá ser doado com o consentimento do paciente ou responsável, o que é expresso, para o BDH, através de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Outra forma de arrecadação de dentes é aquela proveniente de cirurgiões-dentistas que possuem dentes de coleções particulares. Neste caso, utiliza-se o Termo de Doação de Dentes Humanos de Cirurgiões-Dentistas, onde o profissional estará doando todos os dentes que estiverem estocados em seu consultório, responsabilizando-se por sua origem.
Como doar:
· Proceder à limpeza do dente em água corrente.
· Armazenar em recipiente com água - não utilizar produtos químicos.
· Preencher o formulário de doação (link) de acordo com a origem do órgão.
· Encaminhar ao Banco de Dentes Humanos da Odontologia.

Fonte:
http://www.sbpqo.org.br/suplementos/70%20-%20nass.pdf
http://www.usf.edu.br/braganca/graduacao/odontologia/FreeComponent586content7286.shtml
http://www.foar.unesp.br/comite/dentes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário